2007-11-06

Quer saber se dorme bem ?

Os especialistas do sono, afirmam que um adulto deve dormir 7 ou 8 horas. E já alguém disse que "o sono é a oficina de reparações do organismo". De facto, quem é que não se sente bem depois de uma noite bem dormida!
Para garantir uma boa noite de sono, é aconselhável evitar bebidas com cafeína, pelo menos, nas seis horas que antecedem a ida para a cama. Desacelere o seu ritmo. Não tome medicamentos para dormir, que não tenham sido receitados pelo médico. E deite-se sempre à mesma hora.
Experimente ver como está o seu nível de sonolência. Responda a este teste, veja quanto vale cada uma das suas respostas, some, e veja a seguir, a interpretação dos resultados.
Adormeceria nestas situações?
- Sentado a ler.
- A ver um programa na TV.
- Sentado, sem fazer nada, num lugar público (cinema, reunião, etc.).
- Num carro, como passageiro, durante uma hora.
- Ao deitar-se à tarde, para descansar.
- Sentado, a conversar.
- Sentado, descontraído, a seguir ao almoço. Não tendo tomado bebidas alcoólicas.
- Ao volante, parado no trânsito, por alguns minutos.
Total=
Se responder nunca, vale 0. Se responder pouco provável, vale 1. Se responder provável, vale 2.
Se responder muito provável, vale 3. Calcule o total e veja a interpretação.
Até 7 pontos. Não tem problemas de sonolência. Pode manter seus hábitos de sono.
Entre 8 e 9 pontos. Alguma sonolência. Mas ainda num nível normal. Reveja os seus hábitos, para conseguir melhor qualidade de sono.
Entre 10 e 15 pontos. Sonolência acima do normal. Não dorme bem ou seu sono é de má qualidade. Pode prejudicar a capacidade de concentração e atenção, e afectar o seu humor. Seria bom ir ao médico, para avaliar essa dívida de sono.
Mais de 15 pontos. Sonolência muito elevada. Não está a dormir o suficiente, em quantidade ou em qualidade. Este nível de sonolência é considerado perigoso. Há o risco de acidentes de trabalho ou de trânsito. Precisa de ajuda de um profissional de saúde.
Vi este teste na Revista Proteste de Setembro. Visite www.deco.proteste.pt para saber mais.
José Pereira

Sem comentários: