2007-12-06

Diário de um hipocondríaco #1

Para dar satisfação ao pedido do meu colega Fernando vou iniciar a transcrição do seu antigo diário. No entanto, de comum acordo com ele. começarei por fazer cinco artigos, e se entretanto o feed back for positivo, isto é, se os leitores entenderem que devo prosseguir, façam o favor de dizer. Não havendo comentários, interpretarei como "não deve prosseguir".
O diário tem a primeira entrada no ano de 1975, e passo a transcrever:
02-01-75 --- Não tenho andado a sentir-me bem, mas esta manhã acordei bem disposto. Ao almoço comi peixe grelhado com massa integral. às quatro horas da tarde, comecei a sentir uma dor no lado direito do intestino que foi subindo até ao estômago. Ao mesmo tempo sentia um mal estar e náuseas. A comida vinha-me à garganta. Tomei um calmante às 16,30 horas, e passou o mal estar. à noite jantei apenas fruta. Fiquei enfartado e com uma pequena dor surda no estômago Deitei-me às 23 horas, e já deitado ainda sentia a tal dor.
03-01-75 ---Acordei hoje com uma maçadora dor no lado direito, mas de tarde passou, e o resto do dia passei mais ou menos bem.
05-01-75--- É domingo. Amanheci com uma espécie de urticaria, à noite piorei, mas não estou muito preocupado. Isto deve passar. Foi alguma coisa que comi.
07-01-75 --- De manhã quando ia para o trabalho, eram picadas no estômago. Voltei a senti-las de tarde, mas depois, felizmente passaram. Ainda ando com a alergia, mas agora já não me incomoda muito.
08-01-75 --- Hoje, já quase não tenho a urticaria. Mas em compensação, lá está a dor de estômago, é de pequena intensidade mas chateia. Ao jantar comi três maçãs. Logo a seguir volta
a dor, que se manteve até eu adormecer.
O autor deste diário só volta a escrever no dia 18. Talvez tenha passado bem, ou esteve muito ocupado para se lembrar dos seus sintomas.
18-01-75 --- Acabo de chegar da festa de aniversário da mulher do Aníbal. Fingi que estava bem, mas não estava. Era um desconforto no estômago, eram náuseas. Quando chegou a hora do champanhe, tomei duas taças e passou tudo. Se o remédio fosse este...
19-01-75--- Hoje é domingo, a manhã decorreu calmamente. Que boa manhã eu passei! Ás 18 horas comecei a ter gases e desconforto no intestino. Irra, tanto gás! Expulso-os a todos. Até ao deitar foi esta chatice e tambám o desconforto. Já deitado fico a pensar que deve ter sido do que comi e bebi ontem na festa. É sempre assim, abuso um pouco e no dia seguinte pago a factura. Que vida esta!
20-01-75 --- A noite passada dormi bem, mas quando me levantei senti logo um mal estar e aquela impressão dolorosa. Só tomei leite ao pequeno almoço. Passei todo o dia com aquela impressão nos intestinos. Evacuei quase diarreia. Para o fim da tarde melhorei, e à noite estou bem. Hoje já não tive muitos gases.
Pela pequena amostra pode-se verificar que o Fernando vivia muito atento a qualquer sinal do seus órgãos. O que é característico numa pessoa que estava, numa fase, eu diria, aguda de hipocondria. E por hoje é melhor ficar por aqui.
José

Sem comentários: