2007-12-10

A água que você bebe já foi utilizada. Saiba porquê.

Quando você enche um copo com água fresca, não lhe passa pela cabeça que essa água já foi utilizada milhares de vezes. Não tinha pensado nisso, pois não? É que a quantidade de água que há no mundo, é constantemente a mesma. A água que corre nas canalizações já existia há milhões de anos.
Isto resulta do percurso deste liquido, num ciclo constante, na Natureza. Vá, lembre-se do que aprendeu. A água que se encontra na superfície da terra, passa para a atmosfera por causa da evaporação. Quando esse vapor de água contido no ar, atinge uma certa concentração, condensa-se e volta à terra em forma de precipitação. A precipitação, será em forma de chuva ou de neve.
Depois de chover ou nevar, a água tem vários destinos. Ou evapora-se e volta para atmosfera; ou é utilizada pelas plantas e pelos animais; ou infiltra-se nos terrenos permeáveis, e quando chega às camadas impermeáveis, dá origem às águas subterrâneas; ou corre na superfície pelos declives, formando torrentes e rios; ou ainda, pode ficar armazenada em lagos, etc..
As águas subterrâneas atravessam leitos de areia, libertam-se das impurezas e aparecem limpas, quando chegam ao mar, poços, lagos, e mananciais.Em geral, as águas subterrâneas e as superficiais, seguem a mesma lei. Isto é, vão pelo caminho mais fácil, que são os terrenos com inclinação. Só que as subterrâneas são mais lentas. Acontece, que mais tarde ou mais cedo, elas voltam para a atmosfera por evaporação.
A quantidade de água que sobe (evaporação), é igual à que se precipita (condensação). As precipitações e as evaporações variam conforme as regiões do globo. Porquê? Porque a evaporação depende da quantidade de águas que existem à superfície, e também, do grau de humidade que o ar pode absorver. As precipitações, já dependem mais das condições locais. Se existem montanhas que retêm as massas de ar, estas acabam por ficar saturadas e libertam-se da água que trazem.Por sua vez, do outro lado da montanha, choverá pouco, porque as nuvens que passaram, já não estão saturadas.
E qual é a fonte de energia que faz funcionar este ciclo maravilhoso da água ? Já sei que você sabe que é o Sol. É ele que liberta a energia exacta, para que a água ao evaporar, passe para a atmosfera e possa voltar a cair sobre a terra.
Trabalha tudo na perfeição, mas infelizmente estamos a estragar este equilíbrio.
José Pereira
Postado por jose pereira às 07:21 0 comentários
Marcadores: , ,

Sem comentários: